Como os jogos de tabuleiro influenciam no desenvolvimento da criatividade

Como os jogos de tabuleiro influenciam no desenvolvimento da criatividade

A criatividade é tida pela nossa sociedade como uma característica muito relevante e fundamental para o crescimento humano. Se percebida como uma habilidade, a criatividade pode ser, inclusive, praticada e desenvolvida por meio de métodos diversos.

Os jogos de tabuleiro permitem esse desenvolvimento desde a imersão no universo criado pelo jogo que pode ser um Japão feudal, como no caso de Age of War, ou um apocalipse zumbi, um parque de diversões, um zoológico, um reino distante, uma colonização, entre outros. São diversos mundos criados e para jogar, é preciso abrir a mente, usar a imaginação e mergulhar nesses diferentes mundos por alguns minutos ou horas. Nesse ponto, os jogadores tendem a ser muito criteriosos e exigem o melhor acabamento e também que haja nexo e harmonia entre os elementos imaginados, para que não se perca a coerência dentro do universo criado.

Muitos temas surpreendem pela originalidade e os jogadores, principalmente os mais experientes, têm não apenas o desejo de conhecer, experimentar, mas também de verificar os detalhes, analisar se o conteúdo faz sentido dentro daquele universo, alimentando não apenas a curiosidade de quem joga, como também o senso crítico e analítico.

Essas mentes curiosas lidam constantemente com diferentes cenários e regras das mais diversas, se aventurando em mundos imaginários e exercitando a criatividade para lidar de forma diferente para ser bem-sucedido em cada um desses mundos. Muitas vezes, ainda se veem obrigados a mudar seu planejamento dentro do jogo, devido a ações inesperadas propostas por outros jogadores, que têm pontos de vista diferentes. Isso pode acontecer tanto quando se procura jogar diferentes jogos com frequência, para evitar vícios de comportamento, e também com grupos de pessoas diferentes, pois tendem a ter comportamentos menos esperados, desenvolvendo  novas formas para resolver um mesmo problema ou até mesmo problemas diferentes. Assim, a criatividade vai se desenvolvendo e esse processo vai se tornando cada vez mais natural e rápido, na medida em que o jogo exige uma resposta imediata.

Nos jogos colaborativos, há ainda um desenvolvimento interessante relacionado à habilidades comunicativas, o convencimento; quando é preciso que um jogador convença seus parceiros a fazer uma determinada ação que acredita ser mais apropriada no momento, em detrimento de todas as outras opções. Com a prática, um jogador pode até mesmo ser conhecido por apresentar soluções mais rápidas e criativas do que os demais e assim, comandar uma negociação que leve todos a chegar em um consenso. Essas habilidades sociais e comunicativas dependem muito da criatividade do jogador e o quanto é estimulado a criar estratégias originais; e o mais importante, é possível utilizar essas habilidades desenvolvidas em diferentes âmbitos de sua vida.

Tomada de decisão e resolução de problemas

A criatividade expande a percepção e, junto com a percepção expandida, surgem novas maneiras de tomar decisões e resolver problemas. Jogos de tabuleiro são conhecidos por serem uma saída para aprender essas habilidades tão valorizadas atualmente.

Cada jogo é uma situação única em que os limites do pensamento e da criatividade individual estão sendo testados. E eles são examinados de uma maneira que faz sentido obter o resultado desejado mais rápido ou melhor. Certamente, quando jogar, uma única decisão não faz uma grande diferença (na maioria das vezes), mas a continuação de etapas e soluções tem um impacto profundo no modo como o evento – o jogo – se desdobra. Então, se um jogador quer ganhar, ele é empurrado para formas criativas de tomada de decisão e resolução de problemas e conflitos.

Veja mais em precisamente.com.br

WhatsApp